A Mastoplastia redutora tem como objetivo diminuir o volume e reconstruir a mama, dando-lhe uma nova forma, adaptada ao novo tamanho;
As mamoplastias de redução atendendo a que podem causar patologia e sintomatologia dolorosa ao nível da coluna dorsal podem e devem ser realizadas prematuramente, abaixo dos 18 anos nos casos de hipertrofia mamária precoce. Com esta atitude, o cirurgião consegue diminuir a mama com o mínimo de cicatrizes dado que, a pele, nesta idade, tem mais fibras elásticas permitindo uma adaptação da pele ao seu novo formato.
O procedimento dura cerca de 2 horas podendo ser realizado em ambulatório com anestesia local, geral ou sob sedação, dependendo da avaliação do caso pela equipa cirúrgica, ponderando-se todos os aspectos.
No momento da alta da clínica, são retirados os drenos de aspiração.
As suturas são removidas no 7º dia de pós operatório.
Normalmente, esta cirurgia não apresenta um pós-operatório doloroso. Se apresentar algum grau aumentado de sensibilidade, o uso de analgésicos comuns são eficazes e prescritos.
A paciente receberá alta hospitalar com todas as recomendações necessárias a uma boa recuperação:
- Repouso de atividades físicas e limitação de movimentos bruscos e amplos dos braços;
- Deitar com o tronco elevado por almofadas e travesseiros. Não deitar de lado ou de bruços até que seja autorizado pelo cirurgião;
- Exposição ao sol intensa só deverá ocorrer ao fim de 30 dias sem no entanto expor as cicatrizes ao sol. Até aí, pequenas caminhadas, sob o sol, poderão ser feitas com o uso de bloqueadores solares.
- A utilização de sutiã, durante pelo menos 3 meses, é fundamental para obter uma boa forma.